Artigos | Postado no dia: 25 abril, 2023
Holding: quais os tipos que existem?

Nos últimos anos, as holding se popularizaram no Brasil e, mesmo quem ainda não faz parte de uma, já ouviu falar dos seus benefícios.
A holding é uma empresa que tem por objetivo participar de outras empresas por meio da detenção de quotas ou ações, ou seja, a holding atua como uma empresa controladora de outras empresas.
Em regra, as holdings são criadas para facilitar a gestão, criar uma proteção patrimonial e gerar benefícios fiscais e sucessórios.
Ocorre que, embora muitas pessoas não saibam, existem diversos tipos de holdings com variadas finalidades.
Pensando nisso e para que você descubra qual é o tipo de holding mais adequado para os seus objetivos, trouxemos este artigo tratando dos principais tipos de holding que existem atualmente. Boa leitura!
LEIA TAMBÉM: STF PAUTA JULGAMENTO SOBRE A APLICAÇÃO DO ESTATUTO DA PESSOA IDOSA NOS CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE
Quais são os tipos de Holding que existem?
A primeira subdivisão da holding consiste na classificação entre holding pura e holding mista.
A holding pura é a mais utilizada atualmente e tem como único objetivo a participação no capital social de outras empresas, isto é, a holding pura não realiza nenhum tipo de operação, ficando restrita à participação social de outras empresas.
Essa classe de holding conta com receitas exclusivamente provenientes dos dividendos obtidos das empresas subsidiárias.
A holding mista, por sua vez, além de poder ter participação societária em outras empresas, ainda pode executar a atividade empresarial secundária, desde que não sejam atividades industriais.
Assim, diferentemente da holding pura, a holding mista conta com receitas tributáveis provenientes das empresas subsidiárias e também provenientes da atividade secundária por ela exercida.
Além disso, a holding ainda pode ser dividida em algumas classes, a depender da finalidade e objetivo almejado. Vejamos!
Holding Patrimonial
A holding patrimonial, conforme o próprio nome remete, é aquela destinada à administração de um patrimônio. Nessa modalidade de holding, todo patrimônio da pessoa física ou jurídica é transferido para ela que realizará a administração.
Dessa forma, essa modalidade tem como objetivo fornecer uma gestão efetiva dos bens e propiciar o acesso a benefícios fiscais e sucessórios.
Nessa modalidade de holding, todo o patrimônio é integrado ao capital social da empresa que irá administrá-la e gerar receita com a gestão dos bens.
Esse tipo de holding, também é criada para facilitar a gestão e sucessão dos bens de família, assim, em regra, é composta por uma sociedade limitada (LTDA), uma sociedade anônima (S/A) ou até mesmo empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI).
Holding Administrativa
Conforme o próprio nome remete, a holding administrativa tem como propósito realizar a gestão das empresas subsidiárias para que alcancem resultados mais efetivos.
Essa modalidade de holding possibilita o controle empresarial de acordo com o capital social que detém, substituindo as pessoas físicas no quadro societário da empresa.
Assim, por meio da holding administrativa, é possível garantir a administração especializada da empresa sem que haja a interferência de terceiros.
Holding Controle
A holding controle, por sua vez, visa controlar a gestão das empresas, sendo, em regra, a responsável pelas decisões finais em relação às empresas subsidiárias.
Essa holding pode deter o controle de uma ou mais sociedade e, em regra, é criada para quem deseja administrar um negócio, sendo o acionista majoritário, e ficar protegido de problemas.
Holding de Participação
A holding de participação busca aderir participações societárias de forma minoritária, ou seja, essa modalidade serve para centralizar a administração societária de outras participações minoritárias.
Assim, essa classe de holding não visa realizar a gestão das empresas subsidiárias, isso porque, em regra, o pequeno acionista não tem interesse em se envolver diretamente com as demandas do negócio.
Holding familiar
Conforme o nome já remete, a holding familiar atua na gestão de bens de uma mesma família.
Muito utilizada atualmente, essa modalidade de holding reúne o patrimônio de uma mesma família dentro de uma mesma empresa, possibilitando a administração do patrimônio familiar dos bens e direitos da família.
Além disso, a holding familiar proporciona acesso a vantagens tributárias e também pode ser uma ótima ferramenta para o planejamento de sucessão patrimonial entre os herdeiros da família.
A holding familiar ainda proporciona a proteção jurídica (a qual não pode ser confundida com blindagem patrimonial), já que o patrimônio passa a ser propriedade da empresa, e eventuais complicações externas não afetam a holding.
Já descobriu qual é a holding mais adequada para o seu caso ou quer entender mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco, pois nossa equipe de advogados especializados está pronta para orientá-lo sobre os seus direitos.
Para ter acesso a mais assuntos como este, acompanhe nosso Blog.