A IA como aliada da PREVIC

A utilização da inteligência artificial (IA) como aliada da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) representa um avanço significativo na eficiência e precisão das análises de monitoramento dos fundos de pensão.  

Em um esforço para inovar, a PREVIC está investindo até R$ 6,5 milhões em projetos que visam desenvolver soluções de IA para identificar operações atípicas nos investimentos e estimar riscos de insolvência dos fundos de pensão.  

Esses projetos, apresentados a empresas inovadoras e startups durante um webinário organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a Financiadora de Projetos (FINEP), têm o potencial de transformar a supervisão e fiscalização das entidades de previdência complementar.  

Ao adotar tecnologias avançadas, a PREVIC busca não apenas aprimorar seu modelo atual de monitoramento, mas também garantir maior transparência e segurança no gerenciamento dos recursos dos fundos de pensão, cumprindo sua missão institucional de forma mais eficaz e proativa. 

O que é a PREVIC? 

A PREVIC é um órgão vinculado ao Ministério da Previdência Social, do Governo Federal. Tem entre suas atribuições a orientação, supervisão e fiscalização das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). Ou seja, ela dita diretrizes e fiscaliza as operadoras de previdência privada, entre outras atividades. 

Como a PREVIC planeja usar IA para aperfeiçoar suas atividades? 

Assim como várias outras organizações públicas e privadas, a PREVIC está em busca de ganho de eficiência em suas atividades por meio do uso de funcionalidades de inteligência artificial. 

Em maio de 2024, ela foi contemplada em dois projetos de uma Chamada Pública da FINEP voltados ao desenvolvimento de soluções baseadas em IA. Esses projetos serão aplicados por duas empresas privadas (Finor Consultoria Empresarial Ltda e Matemática Executiva Consultoria Ltda) e terão como principal objetivo conferir maior agilidade nas análises de monitoramento que a PREVIC faz nas áreas de investimento e solvência dos fundos de pensão. 

Essas soluções estão estimadas para serem implementadas até o ano de 2026.

Como a IA deve impactar a Previdência Privada?

A IA pode otimizar diversas atividades operacionais, sobretudo aquelas que envolvem coleta e análise de dados.

No âmbito da previdência privada/complementar, várias empresas já usam IA para analisar dados de clientes, analisar seus hábitos e perfis para tentar prever fatores como probabilidade de resgate de planos, média dos aportes realizados, classificá-los em grupos e categorias relevantes para oferecer recomendações, produtos personalizados, entre outras operações.

Conforme as soluções de IA disponíveis no mercado se aperfeiçoam e empresas usuárias as personalizam cada vez mais de acordo com suas necessidades específicas, a IA poderá oferecer ainda mais possibilidades.

No que diz respeito às atividades da PREVIC, já se nota que os objetivos principais das soluções tecnológicas que serão desenvolvidas pelas empresas serão obter maior celeridade, redução de erros e insights relevantes. A IA não deve substituir os servidores, mas sim, realizar análises mais complexas, que demandariam maior quantidade de tempo se realizadas manualmente, entregando dados mais riscos para que os servidores analisem e cheguem a conclusões especializadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostaria de receber nosso conteúdo?

Cadastre-se para receber!



    Desejo receber comunicações.
    Ao informar seus dados você concorda com a política de privacidade.


    // - 20/07/2022 - FA // - Linha add conforme solicitação da Equipe que administra o site.