Descubra os 7 principais motivos que levam o INSS a negar benefícios

Descubra os principais motivos que levam o INSS a negar o benefício.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem sendo cada vez mais exigente na avaliação e concessão dos benefícios previdenciários. 

Segundo dados disponibilizados pelo órgão, o número de benefícios negados pela autarquia vem crescendo e chegou no maior número de recusas no ano de 2021. 

Pensando nisso, para ajudar você na hora da solicitação do benefício, trouxemos abaixo quais são os principais motivos que fazem com que o INSS negue os benefícios requeridos pelos segurados. Vamos ver?! 

Principais motivos que levam o INSS a negar benefícios

Falta de documentação

O principal motivo para ter o benefício negado pelo INSS é a falta de documentação. Diante disso, é importante que os segurados fiquem atentos na hora de requerer o benefício e separar os documentos que serão anexados ao pedido e os apresentados na perícia, quando for o caso.

Os documentos são a parte mais importante da solicitação do pedido do benefício, já que é por meio dos documentos que você comprova os dados necessários para o requerimento do benefício. Dessa forma, os documentos anexados não devem estar rasurados, rasgados ou com qualquer dano que possa comprometer a sua legibilidade.

Por isso, tenham atenção redobrada com a lista de documentos para solicitar seu benefício e garanta que nenhum documento importante esteja faltando, rasurado ou ilegível. 

Falta de dados no CNIS

O CNIS, também chamado de extrato previdenciário, é um documento onde consta todas as informações profissionais do segurado, como dados do período trabalhado, valores dos salários recebidos, contribuições previdenciárias, informações da empresa, entre outras. 

Caso o extrato do CNIS não esteja completo ou esteja desatualizado, você poderá ter o benefício negado. 

Se esse for o seu caso, é importante que tenha em mãos os documentos para comprovar o tempo ou vínculo de trabalho que não conste no CNIS, seja em sede de recurso administrativo ou processo judicial.

Lembrando que, em caso de dúvidas, o mais recomendado é procurar o auxílio de um advogado previdenciário. 

Não preencher os requisitos necessários

Cada um dos benefícios do INSS depende do cumprimento de diferentes requisitos, os quais devem ser comprovados pelos segurados no momento da solicitação do benefício ou em uma perícia médica.

Por isso, é comum que, muitas vezes, por falta de conhecimento, o segurado solicite um benefício em que deixa de atender um ou mais requisitos e, por esse motivo, tem o pedido negado.

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Reprovação na perícia médica

Alguns dos benefícios fornecidos pelo INSS necessitam de comprovação médica em avaliação fornecida pelo INSS. 

Por essa razão, a perícia médica é um momento muito importante para quem solicita algum benefício por incapacidade.

Nos casos em que a perícia for necessária, o segurado deve ir até uma agência do INSS, em data previamente agendada, e levar toda a documentação necessária para apresentar ao médico responsável. 

Em caso de indeferimento do pedido de benefício por incapacidade na via administrativa, é possível ingressar com ação judicial contra o INSS, busque um advogado especializado na área para melhor orientação de como proceder. 

Falta de qualidade de segurado ou de tempo de carência

Já que estamos tratando de um seguro, a maioria dos benefícios fornecidos pelo INSS exige que o contribuinte tenha qualidade de segurado e preencha um período de carência.

Dessa forma, caso o INSS verifique que não foram preenchidos os requisitos de qualidade de segurado e período de carência previamente estipulados, o benefício poderá ser negado.

Atividade rural ou especial não considerada

Os contribuintes que exercem ou exerceram atividades rurais ou especiais podem não ter essas atividades consideradas automaticamente pelo INSS. Portanto, é sempre importante ter toda a documentação comprobatória que poderá ser utilizada em sede de recurso administrativo ou ação judicial, caso o benefício seja negado por esse motivo.

Acúmulo de benefícios

Muitas vezes, os segurados requerem um benefício que não pode ser cumulado com outro que já está recebendo e, consequentemente, o benefício é negado. 

Dessa forma, caso o segurado tenha direito a mais de um benefício e não possa acumular ambos, deverá analisar e optar pelo benefício mais vantajoso naquele momento. 

Para melhor análise, busque orientação de advogado especializado. 

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Como saber qual o motivo da negativa do INSS?

O motivo da negativa do INSS pode ser verificado diretamente no site ou aplicativo do Meu INSS. 

Caso você tenha um benefício negado, o primeiro passo é analisar os motivos que levaram o INSS a negá-lo. Somente assim você terá conhecimento de quais documentos precisa reunir para solicitar a revisão da decisão.

Após isso, você pode apresentar ao INSS um recurso administrativo ou ingressar judicialmente com ação contra o INSS requerendo a concessão do benefício.  

Por essa razão, tanto para dar a entrada no pedido quanto para elaborar o recurso administrativo e o processo judicial, o recomendado é contar com quem entende do assunto, ou seja, contar com o auxílio de um advogado especializado na área previdenciária e assim ter mais chances de ter o seu benefício aprovado.

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