STF agenda julgamento para a atualização dos créditos trabalhistas

O Superior Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 12 de agosto a data do julgamento referente ao tema índice de correção monetária a ser aplicado nas ações trabalhistas. Há algum tempo esse assunto vem sendo alvo de discussão e a polêmica se intensificou após a Reforma Trabalhista, que trouxe a alteração do §7º do artigo 879 da CLT, prevendo que a atualização dos créditos trabalhistas seja procedida pela TR e não o IPCA-E, como vinha decidindo a Jurisprudência.

O entendimento é de que a TR não recompõe os valores com o passar dos anos, sendo prejudicial ao trabalhador. Em junho de 2020 o Ministro Gilmar Mendes determinou a suspensão de todos os processos da Justiça do Trabalho que envolvam a discussão sobre a correção monetária até que a matéria seja definida.

Em razão desta suspensão, os processos que estão no TST ficaram sobrestados, e por tal razão a decisão do STF é de suma importância e urgência. Nos resta aguardar esse importante julgamento e torcer que o STF decida pela inconstitucionalidade do uso da TR e a continuidade de que os créditos sejam corrigidos pelo IPCA-E.

A equipe do Garcia & Garcia Advogados Associados está preparada para esclarecer os pontos desse tema. Nossos contatos para atendimento: Whatsapp (51) 99271-4042, (51) 2101-5151 ou pelo e-mail relacionamento@www.garciaegarcia.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostaria de receber nosso conteúdo?

Cadastre-se para receber!



    Desejo receber comunicações.
    Ao informar seus dados você concorda com a política de privacidade.


    // - 20/07/2022 - FA // - Linha add conforme solicitação da Equipe que administra o site.